segunda-feira, 1 de agosto de 2011

1. ABADIÂNIA - GO





Abadiânia é um município brasileiro do estado de Goiás. Sua população estimada em 2007 era de 12.640 habitantes.

A cidade é famosa internacionalmente por sediar a Casa de Dom Inácio de Loyola, onde o médium João Teixeira de Faria realiza suas cirurgias sem anestesia.

Um dos lados da cidade, que é dividida pela rodovia federal BR-060, é ocupado principalmente por hotéis, pousadas e pontos comerciais voltados para o público estrangeiro da Casa.

HISTÓRIA.
Os responsáveis pelo povoamento da Região foram os habitantes de Corumbá de Goiás, atraídos pela fertilidade das terras para a exploração agrícola e pastoril, nas margens do Rio Capivari e Córrego Caruru.
A fundação do povoado se processou em 1874 com a realização de rezas, sob a direção de Dona Emerenciana, primeira moradora do local, onde se originou o núcleo urbano, inicialmente, o movimento dos fiéis se fazia em modesta capelinha de pau-a-pique; mais terde, as festividades religiosas transformaram-se em grandes romarias em louvor a Nossa Senhora da Abadia, e foram o fator principal para o crescimento da povoação.
Em 17 de agosto de 1895, após a realização da romaria, Dona Emeremciana obteve de João José da Maia, Manoel Gomes Ferreira, Joaquim de Souza Cordeiro e outros doação do terreno para a formação do patrimônio, cujo nome inicial foi "Posse", decorrente do ato natural de posse dos primeiros moradores.
Pelo Decreto-Lei Estadual nº 8305, de 31 de dezembro de 1943, o povoado passou à condição de distrito, do Município de Corumbá de Goiás com a denominação de "Abadiânia", topônimo em louvor à Padroeira, Nossa Senhora da Abadia, instalado oficialmente em 2 de janeiro de 1944.
Com o advento da BR-153 - Belém-Brasília e a má localização da Sede Municipal, decidiu-se a transferência para as margens da citada rodovia, pela Lei Municipal nº 11, de 3 de agosto de 1960, efetivando-se a mudança em 15 de setembro de 1963.
A antiga sede retornou à condição de distrito, com a denominação de Posse
d'Abadia, pela Lei Municipal nº 67, de 12 de setembro de 1963.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Abadiânia, pelo Decreto-Lei Estadual nº
8305, de 31-12-1943, no Município de Corumbá de Goiás.
No quadro para vigorar no período de 1944/1948, o Distrito de Abadiânia figura no Município de Corumbá de Goiás.
Elevado à categoria de município com a denominação de Abadiânia, pela Lei
Estadual nº 832, de 20-10-1953, desmembrado de Corumbá de Goiás. Sede no antigo Distrito de Abadiânia. Constituído do Distrito Sede. Instalado em 01-01-1954.
No quadro fixado para vigorar no período de 1954/1958, o município é constituído do Distrito Sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1960.
Pela Lei Municipal nº 367, de 12-09-1963, é criado o Distrito de Posse d'Abadia e incorporado ao Município de Abadiânia.
Em divisão territorial datada de 1-Jan-1979, o município é constituído de 2 Distritos:
Abadiânia e Posse d'Abadia.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-Jul-1999.
Gentílico: abadiense

Turismo

Um dos principais pontos turísticos de Abadiânia é o lago artificial formado pela usina hidrelétrica de Corumbá IV, que gera energia para a cidade de Brasília.[7] Porém, na cidade o lago não é usado para fins de abastecimento.

Nas margens, os fazendeiros venderam lotes de terra e tem se formado uma pequena vila de casas ocupadas principalmente em feriados, recessos e em meses de férias. Os donos são, predominantemente brasilienses e goianienses em busca de descanso do dia-dia estressante da cidade grande.

Também outra grande atração turística da cidade, mas esta internacional, é a Casa de Dom Inácio de Loyola, onde o famoso médium João Teixeira de Faria (que se auto intitula "João de Deus") realiza suas operações cirúrgicas. A casa recebe visitantes de diversas partes do mundo, como gregos, eslovenos, canadenses, americanos, franceses, coreanos, japoneses, irlandeses, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário