segunda-feira, 1 de agosto de 2011

2. ABADIA DOS DOURADOS - MG

Fundação intimamente ligada ao movimento de garimpeiros que ali chegaram por volta do século XIX com as notícias de jazidas de diamantes às margens do rio Dourado e da fertilidade das terras. Juntamente, vieram lavradores e outros que se fixaram no local.

Construíram casas em número crescente, enquanto as duas atividades básicas (garimpo e agricultura) impulsionavam o desenvolvimento do povoado.

A primeira capela a ser erguida no local foi dedicada a Nossa Senhora da Abadia, que, em virtude dos milagres a ela atribuídos, em Vila da Romaria, o povo a proclamou padroeira da nova localidade. Em 1862, eleva-se à categoria de distrito com o nome de Nossa Senhora d'Abadia, tendo como primeiro pároco o Padre Manoel Luis Mendes.

O primeiro topônimo foi Arraial do Garimpo,e após a contrução da capela de Nossa Senhora de Abadia e a proximidade do Rio Dourados, provocaram suas mudança pra Abadia dos Dourados.

Mesmo com a evolução rápida do local, ainda hoje se sustenta nas mesmas bases de sua origem , o terreno que foi contruido o patrimônio da Paróquia foi criada em 1886, foram doados pelas Famílias Arrudas e Esteves dos Santos, Nessa Época, o nome do distrito já tinha sido mudado para Abadia dos Dourados; Em 1949, já era municipio, desmenbrado de Coromandel.

Fato Historico importante de Abadia que merece investigação. Segundo o Sr. Laerte Esteves dos Santos, bisneto do fundador da cidade, Manoel Esteves dos Santos, seu bisavô era amigo íntimo de Tiradentes que veio foragido de São João Del Rei para Abadia dos Dourados, e com ele trouxe inúmeras Cartas de Tiradentes. Estas Cartas estavam em um Baú de metal que foi enterrado por volta do ano de 1965, pelo avô do Sr. Laerte, em um local próximo da Cidade. Os Sr. Sebastião Vilela e o Sr.Zico Esteves que descobriram o local e esse fato por que a neta do Sr. Laerte estava presente quando sua Vó enterrou o Baú e ela mesma mostrou o local para o Sr. Laerte e o Sr. Zico, como já se passaram vários anos que o Baú foi enterrado,somente com uma pesquisa de Arqueológica e com bastante Calma poderá se encontra essa Jóia Cultural.

BASE ECONOMICA
Atualmente o município tem como principal atividade econômica a agropecuária (destacando-se a pecuária leiteira e as culturas de milho e soja) e a indústria ceramista [fabricação de telhas e tijolos para construção civil], possuindo esta última quatro unidades de grande e médio porte que absorvem apreciável mão-de-obra. A lagoa da represa de Emborcação, formada pelas águas represadas do rio Paranaíba, é um dos importantes locais de atração turística.

PRINCIPAIS RIOS
Rio Dourados
Rio Preto




Rio Paranaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário